História de José Ferreira Sampaio


Verbetes / Volume
46821

JOSÉ FERREIRA SAMPAIO, n. 04.09.1839, f. 15.07.1917 na Rua Corrêa Dutra, no Catete, Rio de Janeiro.

“Aos dezesseis de junho de mil novecentos e dezessete neste cartório compareceu Alfredo Barradas, brasileiro, solteiro, guarda livro e residente á rua Payssandú vinte e quatro e exhibindo attestatdo do Doutor Antonio da Rocha Nogueira declarou que na rua Corrêa Dutra trinta ás dezenove horas de ontem faleceu de (ilegível) pneumonia “Commendador José Ferreira Sampaio”, brasileiro, capitalista, viuvo, setenta e oito annos, branco, não deixou filhos e deixou testamento e vi ser sepultado no cemiterio São João Baptista E mais não disse e achando eu conforme assigno Eu
Antonio (ilegível), escrivão
Alfredo Barradas.”

JOSÉ FERREIRA SAMPAIO. Comendador. Chefe de gabinete de 07.06.1889 a 15.11.1889 de Afonso Celso de Assis Figueiredo, Visconde de Ouro Preto, este último presidente do Conselho de Ministro do Império. Presidente do Banco Construtor do Brasil. Presidente do Banco do Estado do Rio. Presidente da Companhia Nacional de Armazéns Gerais. Diretor-Presidente da A Equitativa dos Estados Unidos do Brasil.
Casou-se em <1859> no Rio de Janeiro com LUIZA CÂNDIDA DE MENDONÇA CARDOSO [Luiza Ferreira Sampaio] n. 1838 no Rio de Janeiro, f. 05.12.1890 no Rio de Janeiro.

“Número trezentos e vinte e nove. Aos cinco de Dezembro de mil oitocentos e noventa nesta Freguezia de Inhauma em Cartorio compareceu Augusto Gomes Pereira e exhibindo attestado do Doutor João Luiz dos Santos (Fetéira?) declara Que hoje as quatro horas da tarde á Guineza faleceu Dona Luiza Ferreira Sampaio (ilegível) com cincoenta e dous annos de idade brasileira professora casada com José Ferreira de Sampaio brasileiro empregado publico filha legitima de Manoel José Cardozo brasileiro e de Luiza Candida Militana de Menconça brasileira já fallecidos não deixa filho nem testamento vaí ser sepultada no Cemiterio de São João Baptista e para constar lavrei o presente termo que assigno como declarante de proprio de lhe ser tido e o achar conforme eu Antonio Rodrigues da Silva Escrivão de Paz o escrevi O Escrivão Antonio Rodrigues da Silva Augusto Gomes Pereira”

“D. Luiza Ferreira Sampaio
José Ferreira Sampaio, D. Henriqueta Ferreira Sampaio, Dr. Fernando Pires Ferreira, Dr. Franklin Ferreira Sampaio e seus irmãos, D. Elvira Ferreira Lavandera, José Carneiro Leão e sua senhora rogam aos seus parentes e amigos o caridoso favor de assistirem á missa de setimo dia que mandam celebrar por alma de sua pranteada esposa, cunhada e tia D. Luiza Ferreira Sampaio, amanhã, 11 do corrente, ás 9 horas, na egreja de S. Francisco de Paula, confessando-se desde já agradecidos.”

LUIZA CÂNDIDA DE MENDONÇA CARDOSO, em 15.10.1858, já era professora de Instrução primária na Freguesia do Sacramento, da Corte do Rio de Janeiro.
Luiza Cândida de Mendonça Cardoso e José Ferreira Sampaio adotaram e perfilharam Franklin Gomes Ferreira, este filho de sua irmã Franklina Iria de Mendonça Cardoso e de Luiz Gomes Ferreira, e modificaram o seu nome para Franklin Ferreira Sampaio [ver #23580 - V.4].
Irmã de Franklina Iria de Mendonça Cardoso, casada em primeiras núpcias com Luiz Gomes Ferreira e em segundas núpcias com Fernando Pires Frerreira.
Filha de Cândida Militana Soares de Mendonça e de Manoel José Cardoso.


Ver mais informações em As Soares de Mendonça de Matheus M. S. Campelo.

Anexos


As Soares de Mendonça

autor: Matheus Miranda de Sá Campelo
Três Damas Educadoras no SéculoXIX




Álbum de fotografias (4)
José Ferreira SampaioJosé Ferreira Sampaio
José Ferreira SampaioJosé Ferreira Sampaio.
Cortesia de Matheus Miranda de Sá Campelo.
José Ferreira SampaioJosé Ferreira Sampaio (Semanário Fon Fon, número 25, 1917, pg.34).

Cortesia de Matheus Miranda de Sá Campelo.
Jornal a Noite - 22-03-1946Nesta foto, de 22 de março de 1946 do jornal A Noite, RJ, vemos sentados, da esquerda para a direita, Franklin Ferreira Sampaio (o segundo na foto), e o Comendador José Ferreira Sampaio (o quarto na foto).
Cortesia de Matheus Miranda de Sá Campelo.