PROJETO


 

SOBRE O SITE:



Este site nasce da ideia de compartilhar o trabalho de décadas estampado em 7 livros. Foi então idealizada uma forma de refletir a riqueza de informações e histórias das páginas dos livros para o formato de um site, preservando as diferenças de cada livro, publicados em anos distintos e focalizando famílias e cidades distintas.

Buscamos então preservar cada livro, que pode ser consultado AQUI na íntegra, de forma que algumas pessoas aparecem em mais de um volume, por haver parentesco entre elas, resultando em informações diversas e complementares. Optamos por deixar estes verbetes diversos.

Desde a implementação do site, alguns verbetes foram retocados e pessoas foram incluídas, à medida que faziam sentido na dinâmica das famílias já retratadas nos livros.

COMO CONSULTAR:


Na aba BUSCA, é possível selecionar uma pessoa, através de seu Nome ou Sobrenome, de uma busca dos sobrenomes em Ordem Alfabética ou ainda pelo número do Verbete.

Nas pessoas pode-se clicar no nome desejado, de forma que aparecem somente os verbetes que lhe dizem respeito ou pode-se clicar em ÁRVORE, onde surgirá a relação de parentesco.

ÁRVORE:

A pessoa buscada aparece ao centro da tela, na caixa amarela. Acima ficam seus pais, mãe à esquerda na caixa rosa e pai na direita, na caixa azul. Do lado esquerdo da pessoa buscada aparecem seus irmãos e suas irmãs, na caixa verde. À direita ficam os cônjuges. Abaixo numa caixa cinza ficam filhos e filhas, se houver.

Clicando nas pessoas, a árvore se modifica, sendo a pessoa clicada a que fica em destaque no centro, reconfigurando as relações de parentesco.

VERBETES:

Os Verbetes são reproduzidos originalmente dos livros, possuindo uma dinâmica de texto corrido.

Na primeira coluna à esquerda está o número do verbete, que corresponde ao seu número de verbete nos livros. Uma pessoa pode ter mais de um número de verbete correspondente, caso ela apareça mais do que em um Volume.

Ao lado do número do verbete, uma coluna indica o número do Volume de cada um dos livros (1, 2, 3A, 3B, 4, 5 ou 6).

Nos verbetes que aparecem informações relativas a Parágrafo, Alínea, Inciso e número da página deve-se desconsiderar essas informações para consulta no site, dado que serviam para conexões nos livros impressos.

SENADORES E TITULARES DO IMPÉRIO EM PERNAMBUCO:

Senadores (1826-1889) e Titulares do Império (1822-1889) por Pernambuco aparecem listados em uma Aba à parte, sendo que muitos estão interligados entre si por relações de parentesco.

NOME DE MULHERES:

Os nomes das mulheres foram sempre preservados respeitando seu registro original. Jamais foi acrescentado o Sobrenome do Cônjuge, no sentido de manter a identidade da pessoa.

ABREVIAÇÕES:

b.
batizado/a
n. nascido/a
f. falecido/a
<1890> mais ou menos em 1890
s/g sem geração, não deixaram descendência
8901_3B número do verbete_volume do livro

CONTATO:

Quando se escreve uma mensagem ela pode eventualmente ser encaminhada ao autor dos livros, Edgardo Pires Ferreira. Caso contrário, ela vai para a área de manutenção do site, de forma que ajustes, correções e eventuais adições são bem vindas.

FOTOS:

As fotos podem ser buscadas pelo nome e aparecem para as pessoas com as quais se relacionam.

Ao clicar na foto, ela se amplia e traz sua legenda abaixo. Um segundo clique na foto, funciona como zoom e a aumenta.

Todas as fotos indicam o nome e o verbete da(s) pessoa(s) com quem se relacionam, além de indicar o Acervo ou site de onde provêm. As que não estão explicitadas são do Acervo pessoal de Edgardo Pires Ferreira.

As fotos trazem uma legenda e variam nos séculos, chegando até os dias de hoje, fazendo referência a outros sites ou Instituto e Fundações das quais foram retiradas.

A ideia das fotos neste site foi de documentar, na medida do possível, as pessoas que nasceram a partir do aparecimento da fotografia no século XIX até o final dos anos 30 do século XX. Entretanto, estendemos até o ano de 1960 para contemplar os cem primeiros anos da fotografia.

Se você tem fotos antigas de família perdidas no fundo do baú, entre em 
contato!

Muito obrigado!

 



 
Copyright © 2015 Edgardo Pires Ferreira.