História de Anna Ricarda Casimira de Seixas


Verbetes / Volume
30329 / V.6
ANNA RICARDA CASIMIRA DE SEIXAS, n. em Vila Rica, b. 21-10-1770 na igreja matriz de N. Sa. do Pilar, de Vila Rica, f. 10-05-1836 tb. em Vila Rica. Casou-se em 26-11-1788 na capela do palácio do governador da capitania de Minas Gerais, em Vila Rica, com VALERIANO MANSO DA COSTA REIS [30329a], n. 1760 em Vila Rica, f. 1810 tb. em Vila Rica. Tiveram como testemunhas de casamento o governador da capitania, Luiz Antônio Furtado de Mendonça, visconde de Barbacena, e o bispo de Mariana, dom Domingos da Consolação Pontevel. Ao se casar, Valeriano Manso da Costa Reis instalou-se na magnífica residência conhecida como Casa do Chafariz, na freguesia de Antônio Dias, ao lado do Solar dos Ferrões, mantendo também a casa-grande da fazenda dos Manso, conhecida como Chácara dos Manso, nos arredores de Vila Rica. Tenente do regimento dos dragões da capitania de Minas Gerais [v. 30796]. Sargento-mor da capitania. Filho de Manuel Manso da Costa Reis e Cunha e de Clara Maria Negreiros de Castro. Neto paterno de Manoel da Costa Reis [v. 30787] [Brandão]. [V. descendência do casal em 20.796.]

Anexos


casamento: Carlos José e Emerenciana

Transcrição da certidão de casamento de Carlos José de Mello e Emerenciana Joana Evangelista de Seixas - 1817




Álbum de fotografias (4)
a casa da rua DireitaManoel Manso da Costa Reis, era proprietário e residia na casa da rua Direita, onde seu filho Valeriano Manso da Costa Reis também residiu, e hoje está instalada a Fundação Gorceix, em Ouro Preto.
Casa-grande da fazenda do MansoNesta foto vemos a Casa-grande da fazenda do Manso, que foi de Valeriano Manso da Costa Reis, localizada no Parque Estadual Itacolomy, em Ouro Preto.
Batismo de Maria de MelloBatismo de Maria de Mello
Ouro PretoPanorama de Ouro Preto.
Autor desconhecido <1870-1875>
Imagem exposta no Museu da Independência
de Ouro Preto, em 1998.