Árvore genealógica de Cornélio Procópio de Araujo Carvalho - 1º do nome


MÃE
Mariana Balbina de Souza Meirelles
PAI
Joaquim Procópio de Araújo Carvalho


Cornélio Procópio de Araujo Carvalho - 1º do nome
n. 1857 - Aiuruoca (MG)
f. 1909 - Cravinhos (SP)
(idade: 52 anos)
 
CÔNJUGE(s)
Maria Gabriela Diniz Junqueira
-


FILHO(s) de Cornélio Procópio de Araujo Carvalho - 1º do nome e Maria Gabriela Diniz Junqueira

Verbetes
46746
CORNÉLIO PROCÓPIO DE ARAÚJO CARVALHO [1º do nome] n. 06.01.1857 em Aiuruoca, MG e f. 22.10.1909 em Cravinhos, SP. Coronel. Fazendeiro, Empresário. Como fazendeiro, foi proprietário de algumas importantes fazendas, sendo que em uma das quais continha 500.000 pés de café. Com seus irmãos Procópio e João Procópio de Araújo Carvalho constituíram em 1891 a firma João Procópio, Irmãos & Cia em Santos, SP, para o comércio e exportação de café. Filho de Mariana Balbina Souza Meirelles e de Joaquim Procópio de Araújo Carvalho, (b. 16.07.1826 na Freguesia de São Miguel do Cajurú, MG, morador em Aiuruoca. Em 1861, adquiriu as fazendas Capão Bonito e Santa Mariana, no município de Porto Ferreira, SP, do Barão de Souza Queiroz, Francisco Antônio de Souza Queiroz. A Fazenda Santa Mariana tinha como características a cultura de café em escala comercial, criação de gado e cultivo de cereais. Além das terras utilizadas para agricultura e pecuária, existiam ainda 7 glebas de mata, denominadas "Mata do Sapezeiro", "Mata do Capim da Mata", "Mata Santa Olympia", "Mata dos Patos", Mata da Água Parada", "Mata do Botafogo" e "Mata do Poção". Ao longo do tempo, estas áreas deram espaço à agropecuária, exceto a Mata do Poção, que veio a constituir o Parque Estadual Porto Ferreira. Com uma área de 611,55 hectares, a unidade de conservação foi criada por conservar importante fragmento de floresta estacional semidessidual e cerrado, por estar às margens do Rio-Guaçu, por representar uma das poucas matas ciliares significativas deste importante curso d´àgua, por guardar os majestosos e centenários jequitibás e toda diversidade da fauna e da flora.) Neto materno de João de Souza Meirelles (tenente coronel) e de Joaquina Evarista Vilela (www.projetocompartilhar.org). Neto Paterno de João Antônio de Araújo Siqueira (f. 30.03.1851. Alferes) e de Francisca Iria de Paula, n. <1787> e f. 02.05.1857. Foram proprietários da Fazenda dos Chaves na Freguesia de São Miguel do Cajurú (www.projetocompartilhar.org) (contribuição de Ronaldo Procópio de Araújo Carvalho Filho).
Cornélio Procópio de Araujo Carvalho [1º do nome] casou-se com MARIA GABRIELA DINIZ JUNQUEIRA.

Este artigo cita todas casas comissárias existentes em Santos na virada do século 19, inclusive a dos irmãos Procópio de Araújo Carvalho.

Ver 1 foto(s) no álbum
João Procópio de Araújo CarvalhoJoão Procópio de Araújo Carvalho, irmão de Cornélio de Araújo Carvalho, tio de Mariano Procópio de Araújo Carvalho.
Cortesia de Regina Moraes Junqueira.