LUIZ DE SOUZA FORTES BUSTAMANTE DE SÁ MENEZES, nascido na cidade de São João del Rei. Batizado em 15.09.1790 na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar , em São João del Rei, Minas Gerais, Brasil.
Teve como padrinhos de batismo a sua avó paterna, Dona Rita Luiza Victória de Bustamante e Sá e João Pedro de Bustamante e Sá, este residente na Freguesia da Borda do Campo.
Faleceu na cidade de Castelo do Piauí (e não no Livramento como havia publicados em meus livros), no Piauí, no Brasil. Fazendeiro e Vereador da Cidade de Campo Maior.
LUIZ DE SOUZA FORTES BUSTAMANTE DE SÁ MENEZES casou-se em segundas núpcias com ANNA ROSA DO LAGO CASTELLO BRANCO. Filha de Francisco Gil Castello Branco e de Maria Eugenia Lopes da Costa (Ferraz, et al., 1926:41-44) (ver Apêndice "Castello Branco - Carvalho de Almeida", no Volume 4). Ascendência paterna: neta de Francisco da Cunha e Silva Castello Branco e de Anna Rosa Pereira Tereza do Lago; bisneta de Clara da Cunha e Silva Castello Branco e de Manoel Carvalho de Almeida; trineta de Francisco da Cunha Castello Branco e de Maria Eugenia de Mesquita (Ferraz, et al., 1926:13-17). Luiz de Souza Fortes Bustamante de Sá Menezes e Anna Rosa Lago Castello Branco tiveram cinco filhos, que apesar de não pertencerem a família Pires, são meio parentes e por esta razão apresentamos no Volume 2, Título 7, Capítulo 1, uma transcrição com muitos acréscimos e correções, da descendência que apareceu no livro "Apontamentos Genealógicos de D. Francisco da Cunha Castello Branco", de Ferraz, et al., 1926.
LUIZ DE SOUZA FORTES BUSTAMANTE DE SÁ MENEZES casou-se em segundas núpcias com ANNA ROSA DO LAGO CASTELLO BRANCO. Filha de Francisco Gil Castello Branco e de Maria Eugenia Lopes da Costa (Ferraz, et al., 1926:41 e 44) (ver Apêndice "Castello Branco - Carvalho de Almeida" no Volume 4). Ascendência paterna: neta de Francisco da Cunha e Silva Castello Branco e de Anna Rosa Pereira Tereza do Lago; bisneta de Clara da Cunha e Silva Castello Branco e de Manoel Carvalho de Almeida; trineta de Francisco da Cunha e Silva Castello Branco e de Maria Eugenia Mesquita (Ferraz, et al., 1926:13-17). Luiz de Souza Fortes Bustamante de Sá Menezes e Anna Rosa do Lago Castello Branco tiveram cinco filhos, que apesar de não pertencerem à família Pires Ferreira, eram meio irmãos dos filhos das primeiras núpcias de Luiz de Souza Fortes Bustamante de Sá Menezes com Maria da Assumpção Pires Ferreira. Por esta razão, decidimos incluir aqui neste estudo esta descendência. Apesar de não termos conseguido atualizar toda esta descendência até nossos dias, apresentamos um estudo baseado, com muitas correções e acréscimos, no que foi publicado em 1926, por Ferraz, et al., no livro "Apontamentos Genealógicos de D. Francisco da Cunha Castello Branco".
Pais de:
LUIZ DE SOUZA FORTES BUSTAMANTE DE SÁ MENEZES, nascido na cidade de São João del Rei. Batizado em 15-09-1790 na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar , em São João del Rei, Minas Gerais, Brasil.
Faleceu na cidade de Castelo do Piauí (e não no Livramento como havia publicados em meus livros), no Piauí, no Brasil. Fazendeiro e Vereador da Cidade de
Campo Maior.
Segundo uma tradição oral de família [anotações de Fernando Pires Ferreira Filho], os Fortes do Piauí são do mesmo tronco familiar dos Fortes de Minas Gerais. Luiz de Souza Fortes Bustamante de Sá Menezes e seu irmão Antônio certamente descenderiam do dr. Luiz Fortes de Bustamante e Sá, filho de Antônio Fortes Bustamante e de Angélica Maria de Sá, naturais da vila de Ourem, em Portugal, onde ocorreu a união dos dois nomes. Luiz Fortes de Bustamante e Sá (n. 1678 na vila de Ourem, f. 1739 assassinado em São João del Rey) casou-se em 1704, em Portugal, com Luíza Maria Xavier da Fonseca (n. 1677). Advogado formado em Coimbra em 1700, veio para o Brasil, onde exerceria o cargo de juiz de fora no Rio de Janeiro. Foi guarda-mor do Registro e familiar do Santo Ofício. Tendo recebido uma sesmaria, fundou ali uma fazenda que, com o tempo, passou a ser conhecida como "fazenda do juiz de fora", dando nome à atual cidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais. Luiz Fortes de Bustamante e Sá aparentemente deixou vários filhos, além de Luiz Fortes de Bustamante e Sá [filho] e de Rita Luíza Victoria de Bustamante e Sá (n. no Rio de Janeiro, f. em São João del Rey). Esta recebeu uma sesmaria "de meia légua de terra em quadra, no lugar chamado Domingos dos Reis´, na vila de São João del Rey em 1790"; foi uma abastada fazendeira e respeitável matrona da família Fortes em São João del Rei. Rita Luíza Victoria de Bustamante e Sá teve como neto o comendador Francisco Teresiano Fortes, casado com Maria Thereza de Souza Fortes (f. 1869), barões de Monte Verde [em 05-02-1861] e viscondes de Monte Verde [em 17-04-1867], proprietários de valiosas fazendas na região do vale do Rio Preto em Minas Gerais.
Luiz de Souza Fortes Bustamante de Sá Manezes [1º do nome] casou-se em primeiras núpcias em <1807>, na Barra do Longá, antigo município de Buriti dos Lopes PI, com MARIA DA ASSUMPÇÃO PIRES FERREIRA [43.888a], n. 1798 no sítio-fazenda de Santa Cruz das Pedras Preguiças, município de Barreirinhas MA, f. na propriedade de seu pai na Barra do Longá, em decorrência do parto de seu terceiro filho, que também não sobreviveu [v. 43.804]. Filha de José Pires Ferreira [1º do nome] e de Marianna de Deus Castro Diniz [Barata, Cunha Bueno, 2000, t. 1, v. 1, p. 107; Castello Branco Filho, 1982, p. 126; Chaves, 1975, p. 79; Douglas Fazolatto, comunicação pessoal; Ferraz et al., 1926, p. 44-5; Lago, 1949, p. 13; Pires Ferreira, 1992, v. 2, p. 11, 16; Rego, 1950, p. 28; Rego, 1977, p. 44; Rheingantz, 1960, p. 57; Sette et al., 2006].
Foram pais de:
... LUIZ DE SOUZA FORTES BUSTAMANTE DE SÁ MENEZES casou-se em segundas núpcias, em Campo Maior, com ANNA ROSA DO LAGO CASTELLO BRANCO [43.888b], n. em Campo Maior. Filha de Francisco Gil Castello Branco e de Maria Eugênia Lopes da Cruz [v. 41.118a].
Pais de:
Manuscritos de princípios do Século XX, feitos por Fernando Pires Ferreira Filho (1872-1961), sobre os Pires Ferreira, seus casamentos, em Pernambuco, no Piauí e no Maranhão (de 1748 a fins dos 1700, e dos anos de 1800), herdados por seu neto Edgardo Pires Ferreira (1937- ).