Árvore genealógica de Antonio Bicudo Carneiro


avós
maternos
- + -
MÃE
Mércia Nunes
1530 - Açores (POR)
avós
paternos
- + -
PAI
Vicente Annes Bicudo
 † 1582 - Açores (POR)

IRMÃO(s)
Antonio Bicudo Carneiro

Antonio Bicudo Carneiro
n. - (POR)
f. - São Paulo (SP)
 
CÔNJUGE(s)
Izabel Rodrigues
- São Paulo (SP)


FILHO(s) de Antonio Bicudo Carneiro e Izabel Rodrigues

   Verbetes


47714
ANTONIO BICUDO CARNEIRO (Antonio Bicudo), n. aproximadamente em 1545 na Ilha de São Miguel, nos Açores, Portugal. Faleceu antes de 1610 em São Paulo, Brasil. Fazendeiro em Carapicuíba, São Paulo. Ouvidor da Capitania de São Paulo, em 1585. Mandou levantar pelourinho na Vila de São Paulo, em 1585. Em 1596 fazia pedido a Câmara municipal de São Paulo chão para fazer casas. Judeu. Certamente se tornou "cristão" para se livrar da Inquisição. Irmão de Matias Bicudo (segundo do nome) que se converteu ao catolicismo e se tornou frade franciscano, residindo na Ilha de São Miguel, nos Açores, Portugal, antes de vir para São Paulo Capital. "[...] em 1559 Lourenço Pires de Távora tornou-se Embaixador de Portugal junto à corte papal (Vaticano) e, de imediato, começou a trabalhar para melhorar o serviço nacional no Levante ( consistia em uma grande área geográfica do Oriente Médio, limitada a oeste pelo mar Mediterrâneo e a leste pelo deserto da Arábia setentrional, em resumo, à Síria, a Jordânia, à Israel e ao Líbano, de hoje). O Embaixador Lourenço Pires de Távora contratou os serviços dos judeus Matias Becudo e Isaac Becudo, que possuíam amizades e conexões necessárias para coletar informações e enviar despacho secretos ao Consul português em Veneza, na Itália. Matias postou-se no Cairo, no Egito, e Isaac, em Alepo, na Síria. As sua correspondências eram enviadas de Veneza para Roma, e de Roma para Lisboa [...]" (Taques, Vol. 35, pg. 6 (terceiro Trimestre de 1872) (Pearson, M.N. Spices in the Indian Ocean World, in An Expanding World, Vol. 11. Routledge, New York, 2016).
ANTONIO BICUDO CARNEIRO casou-se em São Paulo com IZABEL RODRIGUES, n. em São Paulo, SP (Silva Leme, 1905, Vol. 6, ps 296-469).
Tiveram seis filhos, dentre estes, pais de:

Gostaria de deixar a meus parentes, os meus melhores agradecimentos sobre a descendência de Antônio Bicudo Carneiro:
  • A Poliana Simas, pela descendência dele até Luiz Fortes Bustamante de Sá Menezes.
  • A Vânia Lúcia de Oliveira, pela descendência dele até Antônia Justiniana Monteiro de Godoi.
  • A Gustavo Almeida Magalhães de Lemos pela descendência dele até Myriam de Almeida Magalhães.

    Ver a ligação de Antonio Bicudo Carneiro com o processo de obtenção da cidadania portuguesa.
    ARTIGO RELACIONADO: Considerações e Controvérsias acerca do Nome de Antonio Bicudo versus Antonio Bicudo Carneiro, de Pedro Silva Inácio --- Revista da ASBRAP- Nº 28, pg. 123.
  • Ver 1 foto(s) no álbum
    Antônio Bicudo CarneiroAntônio Bicudo Carneiro