Árvore genealógica de Maria Gabriela Diniz Junqueira


avós
maternos
Delphina Honória Nogueira + José Bento Nogueira
MÃE
Maria Cláudia Nogueira
1834 - São Gonçalo do Sapucaí (MG)
avós
paternos
Anna Claudina Diniz Junqueira + Luiz Antônio de Souza Diniz
PAI
Gabriel de Souza Diniz Junqueira
1816 - São Gonçalo do Sapucaí (MG) † 1876

IRMÃO(s)
Maria Gabriela Diniz Junqueira
1861

Maria Gabriela Diniz Junqueira
n. 1861 - São Simão (SP)
 
CÔNJUGE(s)
Cornélio Procópio de Araujo Carvalho - (1º do nome)
1857 - Aiuruoca (MG)


FILHO(s) de Maria Gabriela Diniz Junqueira e Cornélio Procópio de Araujo Carvalho - (1º do nome)

Verbetes
46991
MARIA GABRIELA DINIZ JUNQUEIRA, n. ??.06.1861 (b. 01.01.1862 em São Simão, SP, região metropolitana de Ribeirão Preto). Casou-se com seu parente CORNÉLIO PROCÓPIO DE ARAÚJO CARVALHO [1º do nome] n. 06.01.1857 em Aiuruoca, MG e f. 22.10.1909 em Cravinhos, SP. Coronel. Fazendeiro, Empresário. Como fazendeiro, foi proprietário de algumas importantes fazendas, sendo que em uma das quais continha 500.000 pés de café. Com seus irmãos Procópio e João Procópio de Araújo Carvalho constituíram em 1891 a firma João Procópio, Irmãos & Cia em Santos, SP, para o comércio e exportação de café.
Filho de Mariana Balbina Souza Meirelles e de Joaquim Procópio de Araújo Carvalho, (b. 16.07.1826 na Freguesia de São Miguel do Cajurú, MG, morador em Aiuruoca. Em 1861, adquiriu as fazendas Capão Bonito e Santa Mariana, no município de Porto Ferreira, SP, do Barão de Souza Queiroz, Francisco Antônio de Souza Queiroz. A Fazenda Santa Mariana tinha como características a cultura de café em escala comercial, criação de gado e cultivo de cereais. Além das terras utilizadas para agricultura e pecuária, existiam ainda 7 glebas de mata, denominadas "Mata do Sapezeiro", "Mata do Capim da Mata", "Mata Santa Olympia", "Mata dos Patos", Mata da Água Parada", "Mata do Botafogo" e "Mata do Poção". Ao longo do tempo, estas áreas deram espaço à agropecuária, exceto a Mata do Poção, que veio a constituir o Parque Estadual Porto Ferreira. Com uma área de 611,55 hectares, a unidade de conservação foi criada por conservar importante fragmento de floresta estacional semidessidual e cerrado, por estar às margens do Rio-Guaçu, por representar uma das poucas matas ciliares significativas deste importante curso d´àgua, por guardar os majestosos e centenários jequitibás e toda diversidade da fauna e da flora.)
Neto materno de João de Souza Meirelles (tenente coronel) e de Joaquina Evarista Vilela (www.projetocompartilhar.org).
Neto Paterno de João Antônio de Araújo Siqueira (f. 30.03.1851. Alferes) e de Francisca Iria de Paula, n. <1787> e f. 02.05.1857. Foram proprietários da Fazenda dos Chaves na Freguesia de São Miguel do Cajurú (www.projetocompartilhar.org) (contribuição de Ronaldo Procópio de Araújo Carvalho Filho).


Este artigo cita todas casas comissárias existentes em Santos na virada do século 19, inclusive a dos irmãos Procópio de Araújo Carvalho.

Ver 2 foto(s) no álbum
Mariano Procópio de Araújo CarvalhoNesta foto feita em <1915>, quando do casamento de Joaquim Procópio de Araújo Carvalho com Marina de Andrada e Silva, vemos os noivos ao centro da foto, ela de branco e ele de terno escuro. Ao lado do noivo, à sua esquerda, sua mãe, também de preto e de chapéu branco, Maria Gabriela Diniz Junqueira. Nesta mesma foto vemos da direita para a esquerda, em pé de terno escuro e de gravata, o irmão do noivo, Mariano Procópio acompanhado de sua esposa Helena, esta de vestido branco com chapéu preto.
Foto feita na casa da mãe do noivo, na Av. Higienópolis onde hoje está o edifício Bretagne, no nº 938.
Cortesia de Ronaldo Procópio de Araújo Carvalho Filho.
São Simão, SPSão Simão, SP (região metropolitana de Ribeirão Preto).