História de Francisca das Chagas Araújo (Francisquinha)


Verbetes / Volume
50359
FRANCISCA DAS CHAGAS ARAÚJO (Francisquinha). Filha de João Pereira [Araújo] e de Filomena dos Reis. Casou-se com OSEAS TOBIAS DE CASTRO, n. 18.07.1907 no Sítio Paraíso, em São Raimundo, no município de São Bernardo. Foi proprietário da casa-grande do Engenho Paraíso. Há 40 anos, em 1982, eu Edgardo Pires Ferreira fui conhecer o Engenho Paraíso com sua casa-grande, que pertenceu a meus ancestrais maranho-piauiense, nesta ocasião tive o prazer de conhecer D. Francisquinha e o Sr. Oseas. Tiveram três filhos.
Pais de:



Álbum de fotografias (3)
Francisca TobiasFoto de Dona Francisquinha, esposa de Oseas Tobias, os últimos proprietários do Engenho Paraíso no Maranhão. Tios de Agápito José Silva Tobias. Acervo Agápito José Silva Tobias.
Cemitério dos NegrosSegundo uma tradição oral, o Cemitério dos Negros foi instalado em meados do Século XIX, em terras que pertenciam ao Engenho Paraíso, de propriedade dos Pires Ferreira. O Cemitério encontra-se hoje, no Povoado de São Raimundo, distando uns 5 Km do Sítio Paraíso, às margens da Estrada MA 034, que liga as Cidades de São Bernardo, MA, a Parnaíba, PI.
(cortesia de Agápito José Silva Tobias, em novembro de 2022).
D. Maria AliceD. Maria Alice, hoje com mais de 96 anos, reside no povoado de São Raimundo. D. Maria Alice trabalhou por quase 50 anos na Casa-grande do Engenho Paraíso, quando Sr. Oseas e D. Francisquinha foram proprietários do Engenho.
(cortesia de Agápito José Silva Tobias, em julho de 2023).