História de Jacinto Alves Barbosa


Verbetes / Volume
47602
JACINTO ALVES BARBOSA, n. 15.08.1792 em Sacra Família do Tinguá (Engenheiro Paulo de Frontin, RJ), f. 20.11.1872 na freguesia de Santa Teresa, hoje Rio das Flores, RJ, sendo sepultado em São José do Rio Preto, em Três Ilhas, MG. Fazendeiro com as fazendas, Santa Justa, Monte Cristo e São Fidélis, em Valença, freguesia de Santa Teresa, hoje Rio das Flores, e em Paraíba do Sul, RJ, e em Três Ilhas, MG. 1º Barão de Santa Justa. Casou-se em 1820 no atual município de Vassouras com THOMÁSIA MARIA DE JESUS [Azevedo Dutra], n. no município de Vassouras, f. 28.01.1871 na fazenda Santa Justa. Filha de Antonio da Silva Dutra e de Maria Ignácia da Conceição [Azevedo]. Neta materna de Luiz Homem de Azevedo, que juntamente com seu pai, Antonio da Silva Dutra, e seu sogro Francisco Rodrigues Alves, foram uns dos proprietários da sesmaria de Vassouras,RJ.
Jacinto Alves Barbosa e Thomásia Maria de Jesus [Azevedo Dutra] tiveram 13 filhos, dentre estes:

Links externos


edisciplinas.usp.br

descrição: Novas considerações sobre o Vale do Paraíba e a dinâmica imperial
Mariana Muaze


www.abphe.org.br

descrição: Catando as Migalhas da Mesa do Barão: reflexões acerca das estratégias administrativas e seu impacto na comunidade escrava – o caso do Barão de Santa Justa (Rio de Janeiro, 1873- 1884).
Prof. Dr. Carlos Engemann


Pequeno quadro genealógico

Neto materno de Marianna de Sá e de Francisco Marcos Barbosa
Neto paterno de Teresa de Souza Furtado e de Felix Rodrigues Alves
Filho de Antônia Barbosa de Sá () e de Francisco Rodrigues Alves (1739)
Irmão de Manoel Francisco Alves, Eleutério Alves Barbosa, Benta Barbosa de Sá, Francisco Rodrigues Barbosa,
Pai ou mãe de : Leopoldina Augusta Alves Barbosa, Maria Jacinta Alves Barbosa, Clara Jacinta Alves Barbosa, Francisco Alves Barbosa, José Alves da Silveira Barbosa,





Copyrigth © 2015 Edgardo Pires Ferreira