História de Marianna das Neves Corrêa


Verbetes / Volume
47585
MARIANNA DAS NEVES CORRÊA (ou Marianna Corrêa das Neves), n. 1752 no Arraial de Pinheiro do Sumidouro, Bispado de Mariana, MG, f. 31.08.1837 em sua fazenda Santo Antônio, na freguesia de Santa Família do Tinguá, em Pati do Alferes.
Casou-se em primeiras núpcias <1766> com 14 anos, em Mariana, MG, com JOSÉ DE PONTES FRANÇA, n. <1730> em Guaratinguetá, SP, f. 13.12.1771 em Paraíba do Sul, RJ. Filho de Miguel de Pontes Francêz e de Lucrécia Leme. O casal, quando foi para Paraíba do Sul, estabeleceu-se primeiramente na freguesia de São Pedro e São Paulo, onde abriram um Armazém de secos e molhados que atendia aos viajantes e tropeiros que passavam por ali.
Marianna das Neves Corrêa e José de Pontes França tiveram três filhos:

MARIANNA DAS NEVES CORRÊA casou-se em segunda núpcias em 1774 na Igreja de São Pedro e São Paulo, em Paraíba do Sul com PEDRO CORRÊA E CASTRO (primeiro do nome), n. 26.04.1746 em Mariana, MG, f. <1810> na fazenda Santo Antônia, na freguesia de Santa Família do Tinguá, em Pati do Alferes. Antes do casamento, Pedro Corrêa e Castro fora nomeado, em 1770, como Escrivão do Registro de Paraibuna, no caminho do Ouro entre Minas Gerais e Rio de Janeiro. Em fins do Século XVIII ou princípios do Século XIX, Marianna da Neves Corrêa e Pedro de Corrêa e Castro adquiriram a fazenda Santo Antônio, situada na freguesia de Santa Família do Tinguá, no Pati do Alferes, RJ. Com o falecimento de seu marido <1810>, Marianna, em 1813, passou a administração da fazenda Santo Antônio para seus filhos (Werneck, 1946, pg. 63; Lobo, 2017, pgs. 28-30).
Marianna das Neves Corrêa e Pedro Corrêa e Castro tiveram cinco filhos:

Links externos


www.unirio.br

descrição: Laura Congo e a família escrava do barão de Tinguá - Unirio

Autora: Olívia Dulce Lobo


periodicos.uff.br

descrição: Parentela, Riqueza e Poder: Três gerações de mulheres
Autora: Miridan Brito Falci