História de Cândida Militana Soares de Mendonça


Verbetes / Volume
46557
CÂNDIDA MILITANA SOARES DE MENDONÇA n. provavelmente em princípios do século XIX, no Recife, sendo batizada na Igreja de Santo Antônio, e f. 07.12.1860 em Niteroi (RJ), sendo sepultada no cemitério de São Pedro de Maruhy em Niteroi. Residia em São Lourenço do Maruhy. Certamente migrou para o Rio de Janeiro na década de 1830, onde estabeleceu-se como professora. Em 23.08.1859 foi ao Recife visitar os seus familiares.

“Atenção. Falleceu no dia 7 do corrente, em Nictherohy, D. Candida Militana Mendonça Cardoso, achando-se em Pernambuco quando seu marido Manoel José Cardoso foi preso por ter hospedado a filha do Illm. Luiz Antonio Alves de Carvalho; e chegando ao Rio de Janeiro cahiu em uma cama e quatro mezes levou de paixão; acha-se enterrada em S. Pedro de Maruhy, em Nitherohy. A terra lhe seja leve.”

“Manoel José Cardoso, Luiz Gomes Ferreira (ausente), e José Ferreira Sampaio, possuidos do mais vivo pezar, rogão a todos os seus parentes e amigos o caridoso obsequio de assistirem á missa que por alma de sua esposa e sogra, D. Candida de Mendonça Cardoso, fallecida em Maruhy, Nitherohy, será celebrada amanhã 13 do corrente, setimo dia do seu passamento, na Igreja do Santissimo Sacramento, ás 8 1⁄2 horas da manhãa; pelo que desde já se confessão eternamente gratos.

Manoel José Cardoso, Luiz Gomes Ferreira (ausente), e José Ferreira Sampaio, possuidos de sincero pezar e dôr, rogão ás pessoas de sua amizade a caridade de assistirem a uma missa que por alma de sua esposa e sogra, D. Candida de Mendonça Cardoso, deve celebrar-se amanhã 13 do corrente, na igreja de S. João Baptista, em Nitherohy, pelas 9 horas da manhã; a cujo favor se confessáõ eternamente gratos.”

“Monsenhor Francisco Muniz Tavares, Francklina Iria de Mendonça Ferreira e Luiz Gomes Ferreira, convidam as pessoas de sua amizade para assistirem a uma missa que se ha de celebrar na matriz da Boa-Vista, pelas 7 horas da manhã do dia 26 do corrente (sabbado) por alma de sua prezada irmãa, mãi e sogra Candida Militana de Mendonça Cardoso e desde ja lhes agradece o obsequio.”

Irmã do Monsenhor Francisco Muniz Tavares (n. 16.02.1793) no Recife, f. 23.10.1876 no Recife. Participou da Revolução Pernambucana de 1817). Filha de João Muniz Tavares e de Rita Soares de Mendonça Neta paterna de Manuel Muniz e de Bárbara de Rezende. Neta materna de Eusébio Soares e de Joana Correia de Jesus.
CÂNDIDA MILITANA SOARES DE MENDONÇA casou-se no Rio de Janeiro com MANOEL JOSÉ CARDOSO, f. provavelmente em Niteroi. Foram pais de:

Ver mais informações em As Soares de Mendonça de Matheus M. S. Campelo.

Anexos


As Soares de Mendonça

autor: Matheus Miranda de Sá Campelo
Três Damas Educadoras no SéculoXIX