46149 MANUEL CORRÊA DE OLIVEIRA E ANDRADE, nasceu muito provavelmente no engenho Meirim, de seu avô paterno, na freguesia de Nossa Senhora do Desterro, em Itambé, e veio a falecer certamente em seu engenho Uruaé, em Goiana (já estava falecido quando do casamento de sua filha Rosalina Francisca, em 27.11.1841).
Senhor do engenho Uruaé, com sua casa-grande em Goiana, PE. Comandante do Batalhão de Infantaria da Guarda Nacional de Goiana (Arquivo Público de Pernambuco, R. 4/5. pg. 48v). "Manuel Corrêa era de temperamento pacífico e avesso a qualquer sorte de violência. Excelente esposo e pai, ótimo amigo e anfitrião, e muito humano com seus escravisados. Preocupava-se muito com a educação de seus filhos, que desde cedo eram entregues ao tio Frade para lhe ministrar os primeiros ensinamentos.Conservador politicamente, mas liberal e humano em suas atitudes, e permitia que seus filhos estudassem com os filhos de seus escravisados. Foi delegado de Goiana e quando da Revolução Praieira teve muitos problemas pessoais, pois tinha parentes e amigos envolvidos "(Fernandes, 1986).
Casou-se com JOANNA BEZERRA DE ANDRADE, n. na freguesia de ItamaracÁ, PE. Filha de João Medeiros Raposo (n. em Portugal) e de Josepha Bezerra de Andrade (n. em Pernambuco) (contribuição de Tácito Galvão, em março de 2021).
Manuel Corrêa de Oliveira e Andrade e Joanna Bezerra de Andrade foram pais de: |