História de Simplício Coelho de Rezende [1º]


Verbetes / Volume
40053a_2n / V.5
SIMPLÍCIO COELHO DE REZENDE, n. <1810> em Piracuruca, na fazenda Curral de Pedras, f. 27.11.1877 na sua fazenda Curral de Pedras, sendo sepultado no Cemitério da Confraria de Nossa Senhora do Monte do Carmo, em Piracuruca, PI. A fazenda Curral de Pedras e a respectiva casa-grande foram implantadas no final do século XVIII pelo pai de Simplício Coelho de Rezende, em terras do município de Piracuruca que mais tarde passariam a fazer parte do município de Piripiri, criado somente em 1910. A fazenda Curral de Pedras se localiza numa área de grande vegetação e muitos riachos. A casa-grande ainda mantém muitos de seus elementos originais, como o piso. Simplício Coelho de Rezende era irmão de Justino Coelho de Rezende, casado com Florinda Rosa de Jesus, e de Seraphim Coelho de Rezende, solteiro. Filho de Félix Coelho de Rezende e de Anna Borges de Carvalho. Neto de Antônio Coelho de Rezende (n. em Portugal; radicou-se no lugar Beiru, onde construiu sua casa-grande em terras do atual município de Batalha). Cabe aqui uma informação sobre os Coelho de Rezende. O município de Piracuruca adquiriu autonomia em relação à Parnaíba no século XIX e o município de Piripiri, no começo do século XX. Os Coelho de Rezende têm origem no Piauí, em Piracuruca, e, com o desmembramento do município, ficaram em sua grande maioria em terras pertencentes ao novo município de Piripiri. A vila de Piripiri, criada em princípios do século XX, tornou-se a sede do novo município. Por conseguinte, os Coelho de Rezende que nasceram no século XIX são de Piracuruca, enquanto os nascidos na primeira metade do século XX são, em sua grande maioria, de Piripiri. Com relação aos Coelho de Rezende e seus cônjuges elencados neste estudo, na quase totalidade dos casos foi-me impossível levantar datas de nascimento e falecimento e profissões. Casou-se na fazenda das Lages com ROSA LINA DE CASTELLO BRANCO, n. <1815> em Piracuruca, na fazenda das Lages, f. tb. em Piracuruca, na fazenda Curral de Pedras.
Simplício Coelho de Rezende e Rosa Lina de Castello Branco foram pais de:

... SIMPLÍCIO COELHO DE REZENDE casou-se em segundas núpcias em Piracuruca, na igreja matriz de Nossa Senhora do Carmo, com CLEMENTINA ROSA DE BRITTO PASSOS, n. em Piracuruca, f. tb. em Piracuruca. Filha de Pedro de Britto Passos (n. 04.02.1794 em Piracuruca; fazendeiro; vereador de Piracuruca em 1833; coronel) e de Anna Maria de Cerqueira. Neta paterna de Agostinho de Britto Passos (capitão-mor) e de Anna Rodrigues Ramos. Os Britto Passos e os Britto Mello foram dos mais importantes fazendeiros em Piracuruca.
Simplício Coelho de Rezende e Clementina Rosa de Britto Passos foram pais de:
Pequeno quadro genealógico

Neto materno de e de
Neto paterno de Izabel Clara de Souza Castro e de Antonio Coelho de Rezende (1º do nome)
Filho de Anna Borges de Carvalho () e de Felix Coelho de Rezende ()
Pai ou mãe de : Anísia Rosa de Britto Rezende, Anna de Britto Rezende, Antônio Coelho de Rezende (2º do nome), Cândida Rosa de Jesus Coelho de Rezende, Carlota de Britto Rezende, Cassiana de Britto Rezende, Francisca de Britto Rezende, Genuína de Britto Rezende, João Facundo de Rezende, José Coelho de Rezende [1º], Lina de Britto Rezende, Maria Emília de Britto Rezende, Marianna Rosa de Jesus Coelho de Rezende, Rosa de Britto Rezende, Simplício Coelho de Britto Rezende, Simplício Coelho de Rezende Filho, Teresa Rosa de Jesus Coelho de Rezende,





Copyrigth © 2015 Edgardo Pires Ferreira