História de Clovis Cunha da Gama Malcher Filho


Verbetes / Volume
23775 / V.4
Clovis Cunha da Gama Malcher Filho;
23785 / V.4
CLOVIS CUNHA DA GAMA MALCHER FILHO, n. 13.11.1959 em Belém. Advogado. Casou-se em 31.12.1982 em Belém com JACQUELINE DE CARVALHO VIEIRA, n. 27.02.1962 em Belém. Advogada. s/g em 1983.

MEMÓRIA DE FAMÍLIA
OS CÍRIOS DA BORGELÂNDIA
Nós tivemos o privilégio de nascer e crescer nos Círios da travessa Benjamin com a rua Henrique Gurjão. E temos a obrigação registrar e contar isso aos nossos filhos(as), netos(as), bisnetos(as), etc.

A BORGELÂNDIA era como todos em Belém chamavam o local onde se instalou a família Borges Leal e afins. Quando eu nasci o meu avô Antônio já tinha falecido, mas a minha avó Marieta ainda era viva e comandava o espetáculo. A casa da esquina era a casa dos meus pais Clóvis (Malcher) e Lourdes(Borges Leal)… Pela Benjamin Constante, seguiam-se para a esquerda (na direção da Baía) as casas do tio Rui(Borges Leal) e tia Leonor (que depois se mudaram para Brasília) e do tio Paulo (Borges Leal) e a tia Alzira e, para a direita, mais em cima, a do tio Tom (Borges Leal) e a tia Rosilda. Na Henrique Gurjão, pela direita (na direção da Praça da República) vinham as casas da vovó Marieta, do tio Juracy (Britto) com a tia Naná (Borges Leal) e a do tio José (Borges Leal) com a tia Glaucia. Eram mãe, filhas e filhos, genros e noras da Marieta morando juntinhos… No meio das casas, no quintal do tio Paulo emendando com o do tio Juracy, tinha um campinho de futebol, nosso sonho, nossa vida, nossa infância e nossa juventude… Infelizmente, todos e todas desta primeira geração e alguns da seguinte já se foram para o plano de cima. Mas nós ainda estamos aqui… É tanta gente que não tenho como nominar, sob pena desta mensagem ficar maior ainda… E por incrível que pareça a lembrança dos Círios da família ainda é muito presente em todos nós. Num deles, na casa do tio Juracy e da tia Naná, reuniram-se pela última vez todos os irmãos Borges Leal e afins até então vivos (tio Tom nos deixou muito cedo). Lá estavam Rui e Leonor, Lourdes e Clóvis, José e Glaucia, Paulo e Alzira e Nazaré e Juracy e Rosilda. Foi um dos Círios mais fantásticos que já vivemos. A maniçoba da Lourdes e o pato no tucupi da Naná estavam uma delícia. A família, uma grande alegria como acontecia todas as vezes que estávamos juntos. Ali nos sentíamos no Céu. Cumprindo a tradição, os homens beberam até 16hs e depois seguiram para a casa do tio Tom e da tia Rosilda onde vararam até a madrugada… Foram momentos emocionantes … Lá pelas tantas, era a hora dos “discursos” que, na verdade, eram belas declarações de amor pela família… Quanta saudade… Parabéns a essa família maravilhosa que vocês nos deram, queridos(as) e inesquecíveis Rui e Leonor, Tom e Rosilda, Clóvis e Lourdes, José e Glaucia, Paulo e Alzira e Juracy e Naná… Vocês e os da geração seguinte que já foram precocemente do nosso meio (Sandra, Arnaldo, Luiz Paulo, Paulo Roberto, Armando, Claudio e Moema… me perdoem se esqueci de alguém…) estarão eternamente nossos corações e nos nossos Círios de Nossa Senhora de Nazaré. Que saibamos manter e preservar esta grande tradição de amor da nossa família. Amo cada um(a) de vocês… Feliz Círio! Viva Nossa Senhora de Nazaré!

Faltou apenas o VIVA NOSSA SENHORA DE NAZARÉ do Claudio Brito... gritava sempre que alguém chegava...

Isso eu vivi e guardo com muito carinho no meu coração. ❤

Clovis Cunha da Gama Malcher Filho - Belém, Círio de Nazaré, 2021.
Pequeno quadro genealógico

Neto materno de Maria Ponte Souza e de Antônio Borges Pires Leal
Neto paterno de Laura Salgado da Cunha e de José Carneiro da Gama Malcher
Filho de Maria de Lourdes Ponte Souza Borges Leal (1923) e de Clovis Cunha da Gama Malcher (1916)
Irmão de Sonia Maria Leal da Gama Malcher, Maria da Graça Leal da Gama Malcher, Maria Lucia Leal da Gama Malcher, Luis Paulo Leal da Gama Malcher,





Copyrigth © 2015 Edgardo Pires Ferreira