MARIA ZENAIDE REBELO, n. 13.01.1929 em Esperantina. Casou-se em Esperantina com seu primo JOSÉ DO RÊGO LAGES, n. 22.09.1920 na fazenda Esparança, em Barras. Médico formado em Salvador, BA (1947); Fazendeiro; Político de grande influência em Barras. Filho de Alfredo Pires Lages e de Rosa Rebello do Rego (ver neste Volume 2, Parágrafo 2, Alínea 3, Inciso 8). Ascendência paterna: neto de Maria da Assumpção Pires Ferreira e de Manoel Rodrigues Lages; bisneto de José Pires Ferreira (neto) e de Maria Joaquina de Jesus Castello Branco Carvalho de Almeida; trineto de Maria da Assumpção Pires Ferreira e de Luiz de Souza Fortes Bustamante de Sá Menezes. Ver descendência deste consórcio neste Volume 2, Parágrafo 2, Alínea 3, Inciso 8.
X Nesta foto dos irmãos Alves Rebello, feita em Esperantina, vemos em pé, da esquerda para a direita, Adélia, Maria Alzenira (Ziroca) e José Patriotino (Patriota), e em pé, na fileira do meio, Maria Zenaide, Maria Esther (Teté) e Francisco das Chagas (Chagô), e finalmente, sentados, Luiz Gonzaga e Almir.
(foto extraída da publicação "Esperantina, cidade da gente",
de Valdemir Miranda de Castro, 2020).
X Nesta foto, feita em Barras, vemos, em pé da esquerda para a direita, Raimundo Triunfo, José do Rego Lages, Maria Zenaide Rebelo e Geraldo Majela de Carvalho e sentados, da esquerda para a direita, Maria do Carmo de Castro Carvalho, Leônidas de Castro Mello e uma jovem de Barras, PI.
Acervo de Socorro Mello.
X Nesta maravilhosa foto feita em Esperantina há mais de 80 anos, vemos os oito irmãos. Da esquerda para a direita, atrás Adèlia e Maria Zenaide, na fila do meio, Maria Ester e Maria Alzenira, José Patriotino (Patriota) e Francisco das Chagas e, sentados na frente, Luiz Gonzaga e Almir
(cortesia de Lúcia e Diógenes de Mello Rebello, em dezembro de 2020.)