MARIA DA ASSUMPÇÃO PIRES FERREIRA (primeira do nome), n. 1798 no sítio (fazenda) de Santa Cruz das Pedras Preguiças, município de Barreirinhas, no Maranhão, e + 1814 de parto de seu terceiro filho, e juntamente com este, na propriedade de seu pai, na Barra do Longá, termo do Buriti dos Lopes, no Piauí. Casou-se na Barra do Longá com LUIZ DE SOUZA FORTES BUSTAMANTE DE SÁ MENEZES, n. em Minas Gerais, e + no Livramento (hoje José de Freitas), no Piauí. Ver descendência deste consórcio no Volume 2, Título 7, Capítulo 1. LUIZ DE SOUZA FORTES BUSTAMANTE DE SÁ MENEZES casou-se em segundas núpcias com ANNA ROSA DO LAGO CASTELLO BRANCO. Filha de Francicso Gil Castello Branco e de Maria Eugenia Lopes da Costa (Ferraz, et al., 1926:41-44) (ver Apêndice "Castello Branco - Carvalho de Almeida", no Volume 4). Ascendência paterna: neta de Francisco da Cunha e Silva Castello Branco e de Anna Rosa Pereira Tereza do Lago; bisneta de Clara da Cunha e Silva Castello Branco e de Manoel Carvalho de Almeida; trineta de Francisco da Cunha Castello Branco e de Maria Eugenia de Mesquita (Ferraz, et al., 1926:13-17). Luiz de Souza Fortes Bustamante de Sá Menezes e Anna Rosa Lago Castello Branco tiveram cinco filhos, que apesar de não pertencerem a família Pires, são meio parentes e por esta razão apresentamos no Volume 2, Título 7, Capítulo 1, uma transcrição com muitos acrescímos e correções, da descendência que apareceu no livro "Apontamentos Genealógicos de D. Francisco da Cunha Castello Branco", de Ferraz, et al., 1926.
MARIA DA ASSUMPÇÃO PIRES FERREIRA (primeira do nome), n. 1798 no sítio (fazenda) de Santa Cruz das Pedras Preguiças, município de Barreirinhas, no Maranhão, e + 1814 de parto de seu terceiro filho, e juntamente com este, na propriedade de seu pai, na Barra do Longá, termo do Buriti dos Lopes, no Piauí. Casou-se na Barra do Longá com LUIZ DE SOUZA FORTES BUSTAMANTE DE SÁ MENEZES, n. em Minas Gerais, e + no Livramento, hoje José de Freitas, no Piauí. Fazendeiro; Vereador em Campo Maior. Com seu irmão Antonio de Souza Fortes Bustamante de Sá Menezes, chegou a Parnaíba, Piauí, em fins do século XVIII. Antonio estabeleceu-se na região do Livramento, hoje José de Freitas, e aparentemente faleceu jovem. Segundo uma tradição oral de família, os Fortes do Piauí, são do mesmo tronco dos Bias Fortes de Minas Gerais. Luiz de Souza Fortes, ao casar-se foi residir no sítio (fazenda) de Santa Cruz das Pedras Preguiças (Ferraz, et al., 1926:44-45; Rego, 1950:28; Rego, 1977:44; Chaves, 1975:79; Branco Filho, 1982:126).
Pais de:
X Casa-grande da Fazenda Santa Cruz das Pedras Preguiças. Nela
residiu João Paulo Diniz [ver #45386 V.5] e nasceram a sua filha Marianna de Deus Castro Diniz e a sua neta Maria da Assumpção Pires Ferreira.